Equipe
Prof. Dr. Osmany Porto de Oliveira (Unifesp) - Coordenador do Projeto
Profa. Ismara Izepe de Souza (Unifesp)
Profa. Dra. Juliana Bigatão Puig (Unifesp)
Profa. Dra. Letícia Pinheiro (IESP/UERJ)
Laura Trajber Waisbich (University of Oxford, Inglaterra, e Instituto Igarapé/Articulação SUL, Brasil).
Profa. Carolina Milhorance de Castro (CIRAD e Universidade de Montpellier)
Profa. Michelle Morais de Sá e Silva (University of Oklahoma)
Prof. Carlos Aurélio Pimenta de Faria (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
Equipe - Iniciação Cientifica
Bárbara Alves de Oliveira
Relações Internacionais (Unifesp)
Vitória Cristina de Assunção Alves Bonfim
Relações Internacionais (Unifesp)
Maria Eduarda Filgueira Gabriel
Relações Internacionais (Unifesp)
Ana Clara Cisterna de Castro
Relações Internacionais (Unifesp)
Financiamento: Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 22/2024 - Programa Conhecimento Brasil - Apoio a Projetos em Rede com Pesquisadores Brasileiros no Exterior
O projeto de pesquisa "Política Externa, Políticas Públicas e Cooperação Sul-Sul" teve início em 2025 e contará com a colaboração de pesquisadores de renome de universidades internacionais, incluindo Oxford, Oklahoma e Montpellier, além de uma rede de especialistas em instituições brasileiras.
A pesquisa será coordenada pelo professor Osmany Porto de Oliveira, do DERI e do Laboratório de Políticas Públicas Internacionais (Laboppi) da Unifesp, e contará com a participação das professoras Juliana Bigatão Puig e Ismara Izepe de Souza, também do DERI. No Brasil, o projeto conta com a parceria da professora Letícia Pinheiro (IESP/UERJ) e do professor Carlos Aurélio Pimenta de Faria (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais). No exterior, integram a pesquisa as professoras Laura Trajber Waisbich (University of Oxford, Inglaterra, e Instituto Igarapé/Articulação SUL, Brasil), Michelle Morais de Sá e Silva (University of Oklahoma) e Carolina Milhorance de Castro (CIRAD e Universidade de Montpellier).
Sobre o Projeto
Nos últimos anos, tem crescido nos estudos das relações internacionais a ideia de que a política externa é uma política pública. Neste sentido, a política externa se materializa com ações internacionais que vão além da atuação do Ministério de Relações Exteriores. Isso inclui a criação de assessorias internacionais em ministérios, o aumento da diplomacia setorial (em saúde, educação, meio ambiente e assistência social, por exemplo) e a cooperação Sul-Sul. A participação de governos subnacionais e da sociedade civil também faz parte da compreensão da política externa como uma política pública.
Recentemente , a política externa brasileira foi marcada por inconstâncias. O governo Bolsonaro priorizou relações com os EUA e os países do Ocidente, enquanto o governo Lula III busca retomar parcerias com a África, países amazônicos entre outras nações do Sul Global. Desde 2023, o Brasil tem ampliado sua participação nos BRICS+ e utilizou sua liderança no G20 para se reposicionar como um país "do Sul", focado no multilateralismo e nos desafios globais. O objetivo da pesquisa desenvolvida no DERI é analisar a trajetória da cooperação Sul-Sul nos governos de Bolsonaro e Lula III, explorando as estratégias, instrumentos e parceiros do Brasil, com foco nos temas de combate à fome e mudança climática.
Objetivos
O projeto procura inovar nos estudos em relações internacionais e políticas públicas, no Brasil, bem como consolidar uma rede de especialistas brasileiros em universidades do país e no exterior. Além disso, os resultados da pesquisa também poderão servir para gestores na formulação, implementação e avaliação da política externa e de projetos de cooperação internacional. Vale mencionar ainda que os temas analisados são cruciais para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular os seguintes:
ODS 1 "Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares";
ODS 2 "Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável";
ODS 13 "Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos";
ODS 17 "Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”.
O projeto se insere na missão do Laboppi de democratizar o conhecimento acadêmico e levar a produção científica para além dos muros da universidade.
Confira a Chamada para Trabalhos:
Confira os aprovados da chamada para trabalhos:
Confira o PDF com a programação completa para o Workshop Política Externa, Política Pública e Cooperação Sul-Sul:
Inscrições no SIEX em: https://siex.siiu.unifesp.br/catalogo-siex/28911/mais-info
Acesse o link da chamada completa em: https://drive.google.com/file/d/1y3VN8_vJreJCHGi-tm7LqX-9AsrW7ViX/view