Equipe

Osmany Porto de Oliveira

Professor do curso de Relações Internacionais da Unifesp, do Campus de Osasco. Concluiu seu  pós-doutorado em Gestão de Políticas Públicas na Universidade de São Paulo (2016). Possui dois doutorados em Ciência Política, pela Université de la Sorbonne Nouvelle/IHEAL (2015) e Universidade de São Paulo (2013). Formou-se em Relações Internacionais pela Università degli Studi di Bologna (2006) e realizou seu mestrado em Estudos Latino-Americanos na Université de la Sorbonne Nouvelle/IHEAL (2008). Recebeu em 2013 o “Prêmio Jóven Investigador” do Conselho Europeu de Investigações Sociais sobre América Latina (CEISAL), outorgado pela Universidade Fernando Pessoa na cidade do Porto em Portugal. É autor de “Embaixadores da participação: a difusão internacional do Orçamento Participativo, Annabluem, 2016, “Le transfert d’un modèle de démocratie participative: Paradiplomatie entre Porto Alegre et Saint-Denis”, IHEL/CREDA, 2010 e co-autor, com Euzeneia Carlos e Wagner Romão de “Sociedade civil e políticas públicas: atores e instituições no Brasil contemporâneo.

Karen Fernandez Costa

Doutora em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professora adjunta  e coordenadora do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pesquisadora do INCT-Ineu e do LABOPPI. Seus temas de pesquisa são: Políticas de Desenvolvimento e Inovação, Economia Política Internacional, Estrutura e Transformação do Estado e  Instituições Governamentais Específicas. 


Fabiana Rita Dessotti

Doutorado em Ciências Sociais e mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP. Professora do Departamento de Relações Internacionais, coordenadora do programa de extensão Realidades Latino-Americanas, membro do Grupo de Pesquisas Realidades Latino-Americanas e colaboradora do Laboratório de Políticas Públicas Internacionais - Laboppi, inserida na linha de pesquisa de paradiplomacia, dedicada às discussões sobre a atuação internacional da cidades e o setor público, a partir das realidades latino-americanas. Tem experiência na área de Economia Internacional, Economia Política Internacional, atuando nos seguintes temas: política comercial, integração regional, América Latina e cooperação descentralizada. 


Clara Faria

Mestranda em Gestão de Políticas Públicas na Universidade de São Paulo (USP), graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pesquisadora no Laboratório de Políticas Públicas Internacionais (LABOPPI). Tem como área de pesquisa Difusão de políticas públicas globais: análise comparativa dos planos climáticos das cidades de São Paulo e Santiago 


Mafudje Seid

Graduado em Administração Pública pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), mestrando em Gestão de Políticas Públicas na Universidade de São Paulo (USP), é pesquisador/membro no Laboratório de Política Públicas Internacionais (LABOPPI), tem como foco de pesquisa a transferência de Orçamento participativo na África, no caso específico dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). 

Camila Rezende de Almeida

Estudante de Relações Internacionais pela Universidade Federal de São Paulo e formada no ensino médio pelo Polo Educacional Sesc (RJ). Atualmente é participante do Movimento Empresa Júnior como gerente de Gestão de Pessoas da EPPEN JR. e pesquisadora no Laboratório de Políticas Públicas Internacionais (Laboppi).

Rebecca Gutierrez 

Graduanda de Relações Internacionais na Universidade Federal de São Paulo e pesquisadora voluntária no Laboratório de Políticas Públicas Internacionais (Laboppi). Com foco de pesquisa no projeto BRICS e Países do Golfo, também desempenha o papel de auxiliar nas comunicações internas do grupo.



Raphaella Akemi Hirasawa

Estudante de Relações Internacionais na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); atua como consultora na empresa júnior Eppen Jr; é integrante discente do Departamento de Relações Internacionais (DERI); bolsista CNPQ e pesquisadora no Laboratório de Políticas Públicas Internacionais (Laboppi), com foco na transferência de políticas públicas da OCDE para o Brasil na área do meio ambiente.

Amanda do Lago Pauletti 

Estudante do 5º termo de Relações Internacionais na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ingressou no Laboppi em 2024, onde integra a equipe da pesquisa sobre os BRICS+ e países do Golfo. Também participa da Clínica de Direitos Humanos da (Unifesp). 

Vitória Cristina de Assunção Alves Bonfim

Estudante do 1º termo de Relações Internacionais na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e formada em Marketing pela ETEC, Ingressou no Laboppi em 2024 como bolsista PIBEX.

Membros anteriores: