Projeto
BRICS+ e países do Golfo
Projeto - BRICS+ e países do Golfo
Esse projeto começou em 2023, quando o professor Osmany Porto de Oliveira foi convidado para passar um período como Eminent Visiting Professor na Escola de Políticas Públicas da Universidade Hamad Bin Khalifa no Catar. Dentre as propostas de atividade que seriam desempenhadas pelo professor Osmany, estava a ideia de conseguir encontrar um projeto ou um caminho para colaboração futura entre o professor e os colegas da Universidade Hamad Bin Khalifa.
No entanto, encontrar um tema em comum não é tão simples, ao comparar o Brasil e o Catar, por exemplo. Dessa forma, o professor Osmany fez várias reuniões com diversos colegas, nas quais discutiram sobre diversas questões, por exemplo, como comparar estratégias de Soft Power entre os países? Assim, chegaram à ideia de realizar um estudo sobre os BRICS+ e os países do Golfo.
Por que esse tema? Vale lembrar que a visita ocorreu em setembro, pouco tempo depois da cúpula dos BRICS em Joanesburgo, quando foi anunciada a expansão do grupo, que convidou alguns países do Golfo, como por exemplo a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos. O tema é muito interessante, porque pode envolver o Brasil e o Catar, que é um membro do Conselho de Cooperação do Golfo, além de fazer sentido para a região.
Logo, pensamos em dar continuidade a essa colaboração ainda de maneira informal, e mandar uma proposta de workshop para o Gulf Research Meeting organizado anualmente pela Universidade de Cambridge. Nosso Workshop foi aceito e recebeu cerca de 50 propostas, ou seja, obteve uma adesão muito interessante. Várias dessas propostas foram aprovadas para organização do Workshop que estava para acontecer em Julho de 2024.
Enquanto isso, o professor Dr. Osmany Porto montou uma equipe dentro do Laboppi – Laboratório de Políticas Públicas Internacionais da Faculdade Federal de São Paulo – junto a suas estudantes, Rebecca e Amanda. Os trabalhos começaram em duas frentes: em primeiro lugar, pesquisando sobre o processo de ? dos países do Golfo em meio ao processo de ampliação dos BRICS; em segundo, observando quatro países e suas dinâmicas de políticas públicas e de política externa dentro do contexto dos BRICS: os Emirados Árabes, a Arábia Saudita e, o Catar e o Irã.
Essa pesquisa começou a ser realizada para preparar um artigo a ser apresentado na Conferência sobre os países do Golfo, na Universidade de Cambridge. Estudamos, então, essas duas linhas ao longo de vários meses. Foram várias reuniões, diversas leituras e, em meio a isso, um levantamento bibliográfico foi desenvolvido. Isso pois, no tocante ao tópico BRICS e os países do Golfo, existe pouco material publicado, sendo um dos poucos exemplares desse tópico o livro “The BRICS in International Development”, cuja elaboração veio justamente de uma conferência, no ano de 2015, realizada também na Universidade de Cambridge. Ainda assim, o momento de escrita desse livro era outro bem distante na realidade atual, uma vez que os BRICS nem sequer pensavam em um processo de expansão.
Durante a apresentação de nosso artigo, em julho de 2024, inúmeras discussões foram levantadas e discutidas, e dentre elas, algumas constam em nosso programa. O resultado foi incrível, e saímos do evento com o projeto de elaborar uma proposta de livro, a ser publicado sobre esse tema, além de organizar um workshop intermediário para que uma nova avaliação dos papers apresentados seja feita